Parra cobra providências sobre a água contaminada em São Caetano

Vereador exige maior controle sobre a água distribuída na cidade

O Dia Mundial da Água será celebrado na próxima terça-feira (22). Entretanto, o vereador Edison Parra lamenta a falta de motivos para comemoração em São Caetano do Sul, especialmente após vir à tona que a água fornecida aos moradores da cidade esteve contaminada entre 2018 e 2020.

As informações constam em levantamento da ONG Repórter Brasil, que utilizou dados do Ministério da Saúde e constatou que a água enviada para as torneiras de São Caetano continha substâncias químicas e radioativas acima do limite de segurança para o consumo humano.

Foram encontradas as substâncias Cádmio e Chumbo, que podem ocasionar diversas doenças crônicas, inclusive câncer. “Fiquei indignado ao tomar conhecimento desses fatos”, protesta o vereador.

O caso fez com que o parlamentar protocolasse um Requerimento de Informação endereçado à Prefeitura e ao Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de São Caetano do Sul) cobrando providências em relação ao assunto.

“O Saesa não pode simplesmente comprar a água e distribuir aos moradores assim, sem controle e sem verificar a qualidade. Um assunto dessa importância requer seriedade, análises em laboratório e supervisão de profissionais capacitados para garantir que a água que nós consumimos não apresente riscos à saúde”, argumenta o parlamentar.

Parra garante que não deixará o assunto de lado até que a Prefeitura tome providências concretas sobre o caso e comprove que a água fornecida em São Caetano está dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. “Vou continuar fiscalizando o assunto e se for necessário acionarei o Ministério Público”, finaliza.

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?